Resenha: Érica (Larissa Medeiros)

Érica

Livro: Érica ♥ Autora: Larissa Medeiros ♥ Editora: Expressão Gráfica e Editora

Páginas: 270 ♥ Ano: 2013 ♥ Nota: 4/5

Sinopse: Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade.
Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido…
Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?

Érica é um livro totalmente diferente de tudo que já li. Ele traz um tema muito recorrente nos dias atuais, mas que de forma alguma é apenas um tema da atualidade, o extremismo religioso. Ele traz diversas histórias com personagens distintos que se interligam de uma forma incrível.

Érica é uma jovem de Fortaleza cuja única preocupação é seu aniversário que se aproxima. Isso, até que seus pais são assassinados em seu lugar e ela se torna uma agente da Europol com uma missão que irá definir o destino do mundo. Ao mesmo tempo, atentados cometidos por um grupo extremista denominado As doze tribos de Israel avassalam o mundo. Um atentado duplo chama especial atenção: Um no Brasil e outro em Moscou, onde dois jovens, Kátia e Ivan escapam por pouco.

No Egito, o grupo mulçumano ANC, comendado por Mohammed e Jamil tenta de desvencilhar das garras da ODTI. Na China, Chang tenta descobrir o que aconteceu com seu pai que desapareceu há meses e ninguém encontrou uma resposta. Nos EUA jovens são sequestrados para que a ODTI obtenha informações do governo. Todas essas histórias são ligadas; todas relatam pessoas e nações sendo afetadas pelo grupo hebraico fundamentalista.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite ter a visão de todos esses pontos da história. A princípio fiquei um pouco confusa com a quantidade de cenários e personagens, mas com o andar do enredo fui me acostumando com eles. A narrativa é super leve e fácil o que faz a leitura ser muito agradável. Érica foi um livro que me surpreendeu muito; é uma história profunda, com bastantes acontecimentos, e um tema dificilmente abordado, a religião. Mas não é apenas disso que se trata, é sobre conhecimento próprio, amadurecimento, relações familiares e amizades. A única crítica que tenho a fazer referente ao livro é em relação ao final; ele não me convenceu, achei que a autora correu com os fatos e não explicou muito bem o que realmente aconteceu.

Não irei fazer uma análise de cada personagem, pois são muitos. Mas de maneira geral eu gostei muito de como eles amadureceram ao longo do enredo e de como eles foram trabalhados, foi fácil me conectar com eles e também torcer por eles. Dando um foco então apenas a protagonista, achei que ela se desenvolveu bastante ao longo do livro, apesar de achar algumas atitudes dela frias demais, de certa forma forçadas. Mas ela é uma personagem forte e incrível.

Em relação a edição. Eu não conhecia essa editora, mas fiquei apaixonada pelo trabalho gráfico dela. A capa é linda, apesar de simples, e a diagramação é muito bonita, com vários detalhes no início de cada capítulo, além de um bom espaçamento e folhas amareladas e grossas, deixando a leitura muito confortável. Se você está procurando um livro como uma história envolvente e diferente, Érica é o livro certo. Gostei muito da leitura e ela está mais do que indicada!

♥Livro cedido em parceria com a autora♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s